Anita Miró Vernalha, Professora
1903 - 1993
Nasceu em 30 de abril de 1903, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, filha de Ana Fonseca Miró e Mário Miró. Passou sua infância em Curitiba, onde seu pai trabalhava como tesoureiro da Rede Ferroviária Federal.
Estudou no Colégio São José
Em 1922 casou-se com o médico Roque Vernalha, com o qual teve quatro filhos: Milton Miró Vernalha, Nelson Miró Vernalha, Rosália Vernalha Gondin e Regina Vernalha de Pinho. Acompanhou o marido a todos os lugares, ajudando-o a cuidar dos doentes.
Em 1925, passou a residir
Em 1958 recebeu uma bolsa de estudos para especialização em desenho na Fundação Getúlio Vargas,
Seu marido Roque Vernalha foi por duas vezes eleito prefeito e nas duas gestões Anita Miró Vernalha exerceu a função de Presidente da Legião Brasileira de Assistência e trabalhou também na Maternidade de Paranaguá.
Aposentada em 1961, dedicou-se inteiramente às obras assistenciais, com o objetivo de amenizar o sofrimento dos necessitados, especialmente no ano em que a epidemia da peste bubônica assolou a cidade de Paranaguá.
Fundadora e Presidente da Rede de Combate ao Câncer, que por dezesseis anos, trabalhou em benefício dos pobres cancerosos em todo o Litoral do Paraná.
No dia 09 de setembro de 1971 recebeu o título de Cidadã Honorária de Paranaguá.
Em sua homenagem a antiga escola rural "31 de Março", pertencente então ao município de Paranaguá, recebeu seu nome na década de 80 passando a se chamar "Escola Municipal Professora Anita Miró Vernalha", hoje pertencente ao múnicipo de Pontal do Paraná, emancipado de Paranaguá em 1994.
Faleceu aos 90 anos, na Cidade de Paranaguá, no dia 06 de dezembro de 1993.